Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle apresenta a edição mais recente do Festival de Berlim

Ouça obras de Schumann e Aribert Reimann interpretadas pela Sinfônica

Concertos Deutsche Welle deste sábado (06) traz o programa organizado pelo compositor russo Tugan Sokhiev para iniciar a temporada de concertos de 2014-2015 com a Orquestra Sinfônica de Berlim. No repertório, a "Suíte orquestral", de Tchaikovsky; uma peça de um compositor contemporâneo de Berlim chamado Aribert Reimann; e mais dois trabalhos para piano e orquestra de Robert Schumann.

 

“Meu repertório não é um supermercado, está mais para uma loja conceitual. Os produtos podem ser incomuns, mas são de ótima qualidade e são organizado de uma maneira que faça sentido”, disse o jovem maestro Sokhiev em uma entrevista. Aparentemente, os três compositores apresentados no programa deste e do próximo sábado não possuem muita conexão. Entretanto, segundo Tugan Sokhiev, esse concerto foi apresentado durante o festival de Berlim, que foca em música nova. É por isso que temos Aribert Reimann, compositor contemporâneo cujo trabalho faz referência a Robert Schumann, com quem Tchaikovsky também se identificava.

 

Assim como seu mentor, o maestro russo Valery Gergiev, Tugan Sokhiev nasceu na República Caucasiana da Ossétia do Norte, e cresceu na capital da república, Vladikavkaz. Ambos eram crianças talentosas que tiveram o mesmo professor na escola de música local, Anatoly Briskin. Em uma carreira de quatro décadas, Briskin foi o treinador musical de centenas de alunos. Nos anos 1960, deu aulas a Gergiev e, nos anos 1990, foi professor de Sokhiev. Segundo Tugan Sokhiev, se não fosse por Briskin, provavelmente nenhum dos dois teria se tornado músico e maestro.

 

A carreira de Sokhiev se desenvolveu na velocidade da luz. Após estrear no Teatro Marinsky, em São Petersburgo, ele se viu no pódio de outras orquestras no hemisfério ocidental, as Filarmônicas de Berlim e Viena e as Orquestras Sinfônicas de Clevelan, Boston e Chicago. Antes dos trinta anos, ele se tornou maestro principal na Orquestra Nacional em Toulouse em 2008, e quatro anos depois, ele era diretor artístico da Sinfônica de Berlim. A orquestra depositou grandes esperanças nele, de que o repertório seria renovado e o público seria mais jovem. Tais esperanças parecem estar sendo nutridas, pois as vendas de ingressos dos últimos dois anos foram as maiores de um longo período.

 

Confira a apresentação do Festival de Berlim no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar neste sábado, às 17h, na ME FM Rio.



Criado em 04/06/2015 - 18:04 e atualizado em 04/06/2015 - 15:22

Mais do programa