Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira um especial sobre Carl Nielsen, no Concertos Deutsche Welle

O destaque do programa é a Orquestra Filarmônica de Berlim, com o

O compositor dinamarquês Carl Nielsen esteve nos holofotes do mais recente Festival de Música de Berlim. No Concertos Deutsche Welle deste sábado (23), teremos a Orquestra Filarmônica de Berlim, com o regente Sir Simon Rattle, interpretando a sua Quarta Sinfonia.

 

Nielsen não é tão conhecido fora da Escandinávia, sendo ofuscado por Sibelius como um representante da música nórdica do período romântico. Mas 150 anos após seu nascimento, o compositor finalmente conquistou Berlim da maneira que havia sonhado. Nascido em 1865 em um povoado rural, em uma família de 12 crianças e filho de um pobre pintor de paredes, Nielsen foi um músico autodidata.

 

Aprendeu a tocar violino ainda criança e, mais tarde, entrou para a orquestra militar, onde aprendeu a tocar trompete. Aos 18 anos, o jovem músico ganhou uma bolsa para estudar em Copenhague. Com o passar do tempo, Carl Nielsen se tornou um herói nacional na Dinamarca, mas fora da Escandinávia apenas sua Quarta Sinfonia, a “Inextinguível”, se manteve como uma parte inextinguível do repertório. Nielsen começou a trabalhar nessa sinfonia em 1914 e só terminou em 1916.

 

Além desta obra, o programa apresentará uma gravação de 1985, com  o solista Aurele Nicolet e a Orquestra do Gewandhaus interpretando o primeiro movimento de "Concerto para Flauta", de Carl Nielsen.

 

Não perca! Concertos Deutsche Welle. Sábado, a partir das 16h30, na MEC FM Rio.



Festival de Música de Berlim faz homenagem a Carl Nielsen

Criado em 22/04/2016 - 21:16 e atualizado em 22/04/2016 - 18:17

Mais do programa