Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta d'água ou enchentes podem trazer doenças para a população

Médico recomenda: "ferver a água a 100 graus é acessível a todos, e

A água pode afetar a saúde da população tanto devido a contaminação, quanto a doenças que podem ser transmitidas pela água.  O médico infectologista, Jaime Rocha, lembra que durante as enchentes, as águas podem ficar contaminadas com fezes e degetos, e com isso, trazer doenças como lepitospirose, diarréia e hepatites.

 

Confira também: Crise hídrica: conferência discute reuso e dessalinização da água

 

Ainda segundo o infectologista, a falta de água também faz com que as pessoas busquem fontes alternativas e o tratamento dessa água pode não estar adequado. "A falta de água potável é um problema seríssimo e isto pode trazer risco de vida para as pessoas", completa.

 

Com relação ao uso de água da chuva, o médico analisa, que teoricamente é uma água pura em termos biológicos, mas se o ambiente for poluído, ela tem contiminação química. E lembra que a estocagem precisa de princípios claros de armazenamento para que não ocorra contaminação. Passada por uma calha no telhado, a água da chuva já fica contaminada pela poeira e degetos de animais.  Ele recomenda: "ferver a água a 100 graus é acessível a todos, e acaba com a maioria das formas de vidas livres que podem trazer doenças, como vírus, bacterias e parasitas, mas infelizmente não retira sujeiras".

 

Acompanhe as informações sobre o assunto nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 23/03/2015 - 22:03 e atualizado em 23/03/2015 - 19:03