A Campanha de vacinação contra a gripe vai até 22 de maio. A meta é imunizar pelo menos 80% do público-alvo. Deverão ser imunizados idosos, trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, presos e funcionários do sistema prisional.
O público-alvo representa cerca de 600 mil pessoas no DF. A mobilização nacional contra a doença será no próximo sábado (9). As pessoas devem ficar atentas à data e ir aos postos onde será realizada a ação.
Confira outras edições do programa Cotidiano aqui
Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou a chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do DF, Eudóxia Rosa Dantas, que deu orientações aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre a importância da vacinação.
Segundo Eudóxia, a dose, via injeção, protege contra o H1N1, H3N2 e influenza B. A vacina só protege estes três tipos de gripe, e não no geral. De acordo com Eudóxia, o medicamento é contraindicado para pessoas com histórico de reação anafilática em doses anteriores e para quem tem algum tipo de alergia grave à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha.
A chefe do Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde do DF explicou os três tipos de gripe para os quais a vacina está direcionada nesta campanha são os que mais atingem a população, chegando a causar muitas mortes.
Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Cotidiano e saiba mais sobre a campanha!
O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14 horas, na Rádio Nacional AM de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).