Por que o que você come afeta a todos nós? Este é o tema de um debate que acontece nesta terça-feira (13), em São Paulo, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no próximo em 16 de outubro. O tema principal do debate será o desperdício de alimentos. Segundo pesquisas da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é um dos 10 países que mais desperdiça alimentos no mundo.
A economista com formação Antroposófica e presidente da ONG Banco de Alimentos de São Paulo, Luciana Chinaglia, diz o que se come e como produz diz muito sobre um país e sua população. E segundo ela, neste ano, o objetivo é para fazer uma discussão prática porque se sabe que está tudo interligado: o que se come, o que não come e o jeito que se come. Ela conta que a ONG Banco de Alimentos surgiu há 16 anos para combater o desperdício de alimentos e a fome.
A economista analisa por exemplo que se a população em geral come muita carne, desperdiça muita água e come muitos alimentos industrializados, dessa forma fica doente e afeta tanto individualmente como coletivamente.
Confira mais informações nesta entrevista ao Cotidiano, com Alisson Machado.
O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Nacional de Brasília.
Pesquisa identifica alto desperdício de alimentos em famílias de baixa renda
No Dia Mundial do Meio Ambiente, especialista alerta para o desperdício