A indústria do tabaco estimula as crianças a fumarem? A Aliança de Controle do Tabagismo e Saúde acredita que sim, por isso a entidade está lançando uma campanha para evitar essa influência. Sobre o assunto, o Cotidiano entrevistou a publicitária, especialista em Varejo e responsável pelo relatório Criança na Mira da Indústria do Tabaco, Regina Blessa. No relatório ela analisa como é feita a atração para que crianças e adolescentes comecem a fumar.
De acordo com Regina Blessa, a grande intenção da indústria do tabaco é manter o comércio, manter pessoas viciadas por muitos anos, "então, como a gente sabe as pessoas vão morrendo e eles têm que repor novos consumidores e nada melhor do que pegar os adolescentes", diz.
" Você vai à padaria ou a uma outra loja e vai ao caixa e tem os doces e outras guloseimas, e no meio disso tudo, um display fantástico de cigarros", comenta. Diante disso, ela analisa que a criança vai se familiarizando e achando que o cigarro é algo normal. Segundo a pesquisadora, isso faz com que ela, depois dos 12 ou 13 anos, comece a ter vontade de experimentar.
Para a publicitária, essa é uma técnica psicológica aplicada no posicionamento desse material e dessas embalagens bem iluminadas e coloridas no check out da loja.
Saiba mais sobre esse marketing em pontos de venda que induzem o consumo de produtos, em especial do cigarro, nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.
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