Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Material escolar: Saiba como economizar

As dicas da Proteste começam pela pesquisa de preços e verificação do

O Cotidiano desta quinta- feira (14) apresentou algumas dicas para economizar na compra dos  materiais escolares. Sobre o assunto, o Cotidiano entrevistou a coordenadora institucional da Proteste - Associação de Consumidores, Maria Ines Dolci. 

 

Ela diz que muito material que sobrou do ano anterior pode está em bom estado e pode ser reaproveitado, porque comprar tudo novo é um gasto desnecessário: "depois fazer uma boa pesquisa de mercado é fundamental, porque nem tudo que está na moda deve ser comprado. Muitas crianças pressionam os pais para comprar a mochila da moda, cadernos, às vezes é bem mais caro e não vai adicionar nada, a não ser os preços mais elevado", explica. 

 

De acordo com Maria Ines Dolci, os livros também são caros, e por isso os pais podem verificar a possibilidade de ter pessoas do ano anterior que usaram o mesmo livro, da mesma editora que possa ser reaproveitado.

 

A coordenadora lembra que entrou em vigor uma lei que proíbe a inclusão de itens de uso coletivo na lista de material escolar: "por exemplo: material de limpeza, papel sulfite, tinta para impressora, talheres descartáveis, copos, grampeador, pasta classificadora, que não são utilizadas pelos alunos e que fazem parte dos custos da escola", explica. 

 

Confira as dicas da Proteste sobre material escolar nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Confira no Nacional Jovem dicas para a compra de materiais escolares

Procon faz alerta contra cartel de uniformes escolares

Criado em 14/01/2016 - 18:13 e atualizado em 14/01/2016 - 16:43