Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil representa 20% do consumo mundial de cocaína e crack

Especialista em dependência química alerta os pais para o aumento do

Dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate às Drogas. O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Políticas do Álcool e Outras Drogas (Inpad) fez o Levantamento Nacional de Álcool e Droga (Lenad) e revelou que o Brasil representa 20% do consumo mundial de cocaína e crack. Além disso, 7% da população adulta do Brasil já experimentou maconha.

 

Sobre o assunto, o Cotidiano conversou com a médica psiquiatra, especialista em dependência química, Helena Moura.

 

Ela diz que a adolescência é o período mais vulnerável para o primeiro contato com o uso de drogas e também para o uso de substâncias lícitas como álcool e tabaco, mas que para os adolescentes não é considerado lícito. Para a psiquiatra, "isto em parte pode ser explicado pelo fato de que o adolescente tem menos percepção de risco. O cérebbro dele não está completamente desenvolvido", alerta.

 

Segundo a médica, o consumo de droga nessa idade prejudica o desenvolvimento do cérebro também e aumenta os riscos desse uso acabar se tornando uma dependência no futuro e pode diminuir em até cinco pontos o coeficiente de inteligência.

 

Acompanhe a entrevista com a médica psiquiatra, especialista em dependência química, sobre o uso de drogas, no player acima.

 



Criado em 27/06/2016 - 21:25 e atualizado em 27/06/2016 - 18:29