Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Câncer de próstata acomete 1 em cada 6 homens, depois dos 50

Prevenção é o melhor remédio, alerta urologista

Dados do Ministério da Saúde apontam que, depois da violência, as doenças cardiovasculares, câncer e problemas respiratórios são as maiores ameaças à saúde do homem brasileiro. E que 58% das mortes causadas por enfarto, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e outras doenças do aparelho circulatório, em 2011, eram de pessoas do sexo masculino. Existe algum risco maior por conta do gênero ou é porque os homens continuam se cuidando menos que as mulheres? 

 

 

A campanha Novembro Azul alerta para os cuidados com a saúde do homem, em especial com o câncer de próstata. Para esclarecer essa questão, o Cotidiano desta terça-feira (8) conversa com o urologista e Membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Rafael Rocha. Segundo ele, para os homens que não tenham casos da doença na família, a recomendação é que façam exames da próstata a partir de 50 anos. Já os que têm histórico familiar, devem procurar o médico a partir de 45 anos.

 

 

O médico explica a importância de manter um estilo de vida saudável, como forma de prevenir a doença. "Praticar esportes, evitar comidas gordurosas e não fumar são hábitos que podem prevenir o câncer de próstata".

 

 

Ouça íntegra da entrevista no player acima.

 

 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional de Brasília – AM. A apresentação é de Luiza Inez.

 



Criado em 08/11/2016 - 20:14 e atualizado em 08/11/2016 - 18:15