Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Educação Financeira: aprenda a economizar nas contas de água e luz

Especialista Fernando Santiago, diretor da 4Legal Coworking, ensina

Na Entrevista de Valor de hoje (12 ), ainda na Semana Nacional de Educação Financeira,  você fica sabendo que mesmo com as chuvas, que ainda não acabaram com a crise hídrica, em algumas regiões do Brasil, na verdade o que está pesando no bolso da pessoa ouvinte cidadã são os valores mais altos que chegam na hora de pagar as contas de luz, incluindo iluminação pública, e de água, acrescidas da taxa de saneamento.

 

O assunto está muito atual porque na manhã desta quinta (12), o Banco Central divulgou a ata oficial da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). Nela, está a previsão técnica para o preço de energia elétrica. Neste ano, até dezembro, aumenta 38,2%. Na reunião de janeiro, a mesma ata achava que a alta anual seria de 27,6%.  Segundo a ata, este aumento maior no preço da energia elétrica é reflexo do repasse às tarifas do custo de operações de financiamento, contratadas em 2014, da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

 

Confira outras edições do Em Conta

 

Outro assunto do Em Conta hoje é o alerta feito, novamente, pela Caixa Econômica Federal, sobre os boatos e, por isso, não são verdadeiros, de que o governo estaria pensando em confiscar o que estiver depositado nas cadernetas de poupança, que continuam firmes, segundo a Caixa.

 

No Trocando em Miúdo, a prosa é sobre uma das muitas dúvidas que estão sendo mandadas pelos ouvintes a respeito da declaração do Imposto de Renda. A dúvida de hoje foi mandada pelo cidadão ouvinte Filipe Rudnik Vieira:

 

"Olá, em 2014, usei meu Fundo de Garantia, o FGTS, para abater 80% de cada parcela do meu financiamento, por 12 meses. Como declaro isso? Meu apartamento foi adquirido em 2011 e na entrada, naquela época, também usei o FGTS". E aí? Resposta direto com o analista tributário da Receita Federal, Francisco Pinto de Souza.

 

O Em Conta– A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

 



Criado em 12/03/2015 - 11:57 e atualizado em 12/03/2015 - 15:04