Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conta de luz abusiva não condiz com a qualidade, garante Proteste

A coordenadora da Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci,

Para falar sobre a situação da energia elétrica no Brasil, que acumula aumento acima de 50% nos casos do Rio e São Paulo, por exemplo, a conversa do Em Conta desta quinta-feira (26), na Entrevista de Valor, mais uma vez é com a coordenadora institucional do Proteste - Associação de Consumidores, Maria Inês Dolci.

 

Primeiro, sobre os reajustes acumulados com a cobrança por bandeira, que pode chegar à vermelha, conforme o consumo. A entrevistada considera “absolutamente elevado em excesso” o reajuste acontecido na conta de luz, em todas as partes do país. Ela lamenta que estes reajustes “não condizem com a qualidade do serviço que vem sendo prestado.”

 

Ouça também:

 

Mercado livre de energia poderia reduzir preço da conta de luz

 

“Além disso, os custos da conta de luz não acompanham o orçamento familiar restrito”, diz Maria Inês Dolci. Para ela, “não é à toa que a inadimplência na conta de luz vem aumentando muito por causa desses reajustes injustificados”.

 

Além de dar conselhos para economizar energia elétrica, a coordenadora do Proteste também explica como é feito o corte da energia, em falta de pagamento. O aviso tem que ser mandado 15 dias depois do não pagamento da conta de luz. Depois, em 30 dias, o corte é feito. Na religação, depois do pagamento com multa, o consumidor ainda precisa pagar pelo serviço. Ela completa:

 

“O corte de luz é ilegal porque se trata de um bem essencial, ainda que ele exista, mesmo sendo ilegítimo”.

 

Acompanhe na página da Proteste os conselhos para economizar na sua conta de luz. Para acessar o site, clique aqui

 

O Trocando em Miúdo de hoje (26), que faz parte do Em Conta, fala da diferença de salário entre homens e mulheres e pode ser ouvido aqui, na nossa Radioagência Nacional.

 

O Em Conta – A Economia Que Você Entende  vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 26/11/2015 - 12:14 e atualizado em 26/11/2015 - 10:15