Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Imposto de Renda: saiba o que muda na declaração do IRPF 2016

O programa gerador já pode ser baixado com o Receitanet que serão

O programa Em Conta desta quinta-feira (25) é o primeiro especial para esta nova temporada de dúvidas na hora do preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Coincide com o primeiro dia para o contribuinte baixar, pela internet, o programa gerador, junto com o Receitanet e já ir conhecendo algumas das novidades deste ano.

 

Entre as mudanças na declaração deste ano estão as seguintes:

 

1 - Não é preciso mais colocar os rendimentos do cônjuge, que não seja dependente, como acontecia até agora. Basta colocar o CPF do cônjuge, seja ele ou ela.

 

2 - O pessoal da saúde terá que preencher um campo informando o registro profissional e também colocar o CPF de quem pagou pelos serviços. Vale para médico, psicólogo, dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. O mesmo serve para os advogados.

 

3 - A partir deste ano terá que ser informado o CPF de dependente a partir dos 14 anos de idade. Antes, era a partir dos 16 anos.

 

4 - Também foi mudado, na declaração do Imposto de Renda deste ano, o campo reservado a quem sofre de moléstia grave. A pessoa tem a opção de informar o valor da contribuição paga à Previdência no mesmo campo destinado à doença. É que antes era colocado no campo de rendimentos tributáveis. Agora, tem o direito de deduzir.

 

5 - Mais uma modificação, esta interessante, no programa gerador de declaração do Imposto de Renda deste ano. É o seguinte. No final da declaração, antes, a pessoa tinha que apertar em gravar a declaração. Depois, verificar se tem pendência. Por último, clicar em Entregar a declaração. Pois agora, basta clicar uma vez e pronto.

 

Para fazer o download do programa gerador da Declaração do IRPF 2016 clique aqui.

 

Neste Em Conta especial, que pode ser ouvido, baixado e usado, através do player acima, temos ainda algumas explicações fornecidas pelo coordenador nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir e também pelo diretor tributário da Confirp Consumtoria Contábil, Wellington Dias, mais o advogado especialista no assunto, Luiz Henrique Mazetto Veranezzi.

 

Quem já tiver alguma dúvida para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda pode mandar que a gente consulta os especialistas no assunto e coloca a resposta aqui no Em Conta, como aconteceu no ano passado, com grande participação. Anote o e-mail: emconta@ebc.com.br.

 

Este Em Conta– a Economia que você entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 



Criado em 25/02/2016 - 13:48 e atualizado em 25/02/2016 - 10:49