Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

IRPF 2016: confira algumas mudanças para fazer a declaração deste ano

Entre as novidades está a exigência de colocar o número do CPF do

O advogado especialista em Imposto de Renda Pessoa Física Luiz Henrique Mazetto Veronezi é o convidado do nosso Em Conta desta quinta-feira (18), na Entrevista de Valor, quando ele tira algumas dúvidas que já estão sendo mandadas para o nosso e-mail: emconta@ebc.com.br.

 

Primeiro conselho dado pelo especialista é no sentido da pessoa já ir separando o que ela precisa guardar por cinco anos, que são as notas fiscais e comprovantes de pagamento de despesas médicas, com dentista e escola dos filhos, entre outros, lembrando que sempre existe um limite de abatimento, mas é preciso, mesmo assim, guardar todos os comprovantes.

 

Uma das novidades exigidas na declaração deste ano é a exigência de colocar o número do CPF do filho a partir dos 14 anos de idade, se ele for colocado como dependente. Se não tiver, tem que tirar, o que não é nada difícil, até nos Correios isto pode ser feito.

 

Confira as regras definidas pela Receita Federal para a declaração do Imposto de Renda. Clique aqui.

 

Outro conselho do especialista na hora da declaração do Imposto de Renda é sempre colocar os números exatamente como eles estão nos recibos médicos e nas declarações, da empresa ou do banco. Ele lembra que a Receita Federal faz o cruzamento entre o que a empresa declara e o que o cidadão coloca. Havendo diferença, cai na malha fina.

 

Também é preciso atenção na declaração dos impostos que foram pagos durante o ano passado, não só o que foi pago na fonte, ou seja, no salário, mas também quem tiver o carnê-leão ou teve lucro na venda de algum imóvel. Se não pagou na hora é preciso pagar, com multa, antes de colocar na declaração deste ano.

 

Enfim, para saber mais sobre a declaração do Imposto de Renda clique no player acima para ouvir o programa, que pode ser usado a vontade, pois é de uso público.

 

Além da entrevista, o Em Conta tem o repórter Daniel Lima contando sobre o CPF a partir dos 14 anos de idade, a repórter Andhrea Tavares sobre o golpe que já está correndo na praça e o Trocando em Miúdo sobre o reajuste, que não houve, na tabela do Imposto de Renda, nestes meses de 2016.

 

Este Em Conta – A Economia Que Você Entende vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40, na Rádio Nacional da Amazônia, e de 10h40, na Rádio Nacional do Alto Solimões.

 

A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br



Criado em 18/02/2016 - 13:58 e atualizado em 18/02/2016 - 12:18