Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda

O analista do SindiReceita, Francisco Pinto de Souza, também responde

Em sequência às inúmeras dúvidas enviadas pelos ouvintes do Em Conta e do Trocando em Miúdo para o e-mail emconta@ebc.com.br relativas à declaração do Imposto de Renda deste ano, o especialista convidado, Francisco Pinto de Souza responde a mais algumas delas.

 

Com destaque para as situações diferentes de pagamento de pensão alimentícia (por exemplo, quem declara, o pai ou a mãe?).

 

Francisco Pinto de Souza é representante do SindiReceita – Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal do Brasil e está à disposição dos nossos ouvintes.

 

As dúvidas respondidas neste programa são as seguintes:

 

Carlos Brasil
Foi demitido em junho de 2015, teve 30% do FGTS, inclusive multa da empresa, retido para pagamento da pensão alimentícia. Acontece que o FGTS só foi liberado sete meses depois dele ter pago, normalmente, a pensão alimentícia mensal, com o dinheiro do seguro-desemprego.

 

Luiz Campos
Começou um tratamento dentário e dividiu o pagamento em quatro parcelas. Duas no ano passado e duas neste ano, quando recebeu a nota fiscal. Ele quer saber como declarar isto para efeitos de abatimento no imposto a pagar.

 

Almir Terra
No ano passado, saiu da empresa, aposentado, e pegou o FGTS. Mas acontece que a Caixa não forneceu comprovante. Ele quer saber como declara este montante no Imposto de Renda. É isento ou é não tributável?

 

Ouvinte não identificado
Em 2015, ele pagou R$70 mil ao INSS, relativas a quatro anos em que ficou sem contribuir. Ele pergunta, então, se pode abater essas contribuições na declaração deste ano.

 

Já no Trocando em Miúdo  de hoje (21), o analista Francisco Pinto de Souza responde a mais uma dúvida sobre a parte que cabe a cada cônjuge, na declaração. Ouça aqui.

 

Este Em Conta– a economia que você entende -  vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir de 12h40 na Rádio Nacional da Amazônia e de 10h40 na Rádio Nacional do Alto Solimões. A produção é de Cleide de Oliveira. A edição e apresentação é de Eduardo Mamcasz.

 

Continue participando: emconta@ebc.com.br

 

Obrigado pela boa companhia.



Criado em 21/03/2016 - 12:52 e atualizado em 21/03/2016 - 09:50