Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tânia Fontenele fala sobre a exposição "Memórias Femininas da Construção de Brasília"

A cineasta e curadora da exposição fez um resgate do papel que as mulheres desempenharam na mudança da capital do país

Espaço Arte

No AR em 19/05/2023 - 18:06

Está em cartaz no Instituto Histórico e Geográfico do DF (IHGDF) a exposição "Memórias Femininas da Construção de Brasília", que reúne objetos que remontam à participação das mulheres nos primeiros anos da nova capital.

Os itens incluem fotos raras da construção de Brasília, documentos, móveis da década de 60, roupas das mulheres pioneiras do início de Brasília e apresentação do filme Poeira e Batom, documentário da cineasta Tânia Fontenele, que apresenta narrativas de 50 mulheres sobre o início de Brasília  

O Espaço Arte conversou Tânia, que também é curadora da exposição. Ela conta que o que motivou a montagem da exposição foi o pouco destaque dado às mulheres todos os anos no aniversário da capital federal. Nesse período, atenta ela, falava-se muito "do presidente Juscelino, do Niemeyer, do Lúcio Costa, dos candangos e muito raramente se ouvia falar dessa história das mulheres".

Tânia enfatiza o papel fundamental das mulheres nesse período. Elas trabalharam "na Novacap, como lavadeiras, cozinheiras, passadeiras, fizeram trabalhos informais ou trabalhos importantes como médicas e engenheiras".

Ouça a entrevista completa no player acima.

Serviço

Memórias Femininas da Construção de Brasília
Local: Instituto Histórico e Geográfico do DF - IHGDF – SEPS EQ 703/903 Conjunto C
Horário de visitação: 8hs às 17hs

Criado em 19/05/2023 - 18:08

Mais do programa