Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governos buscam o uso racional de medicamentos

Uso irracional de medicamentos compromete os recursos do Sistema Único

Em entrevista ao programa Falando Francamente, da Rádio Nacional da Amazônia, a especialista em vigilância sanitária e integrante do Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim) Alessandra Russo fala porque governos do Brasil e do mundo buscam tanto o uso racional de medicamentos, baseado na dose correta e no período de tempo adequado.  Segundo a especialista, é preciso evitar a automedicação, causadora de muitos problemas à saúde. É necessário também buscar alternativas não medicamentosas, como alimentação balanceada, controle de peso e exercícios. De acordo com Alessandra Russo, isso não só evita a automedicação, mas pode prevenir muitas doenças.

 

O governo brasileiro tem desenvolvido ações na busca do uso racional de medicamentos como a elaboração de listas de medicamentos essenciais para serem usadas no Sistema Único de Saúde (SUS); a criação do Comitê Nacional para o Uso Racional de Medicamentos, que coordena programas que  promovem o acesso aos medicamentos em todo o país; a criação da Rede Brasileira de Centros de Serviços e Informações sobre Medicamentos, entre outros. A idéia é evitar prejuízos aos cofres públicos e o comprometimento dos recursos do SUS.

 

Acompanhe a entrevista. O programa Falando Francamente vai ao ar de segunda à sexta, das 15h às 17h na Rádio Nacional da Amazônia.

 



Criado em 27/11/2013 - 20:32 e atualizado em 28/11/2013 - 09:40