Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Entenda o que são e qual a importância dos biofármacos

Especialista explica porque os medicamentos são uma alternativa para

Você sabe o que são os biofármacos? Em entrevista ao programa Falando Francamente dessa quarta-feira (13), da Rádio Nacional da Amazônia, a farmacêutica Alessandra Russo de Freitas falou sobre os biofármacos, medicamentos produzidos a partir de organismos vivos.

 

As fontes desses medicamentos são fluídos biológicos, como tecidos e sangue. Alessandra Russo cita como exemplos a insulina e a vacina. Eles são  alternativa para muitas doenças e a única solução para outras, como a hemofilia. Segundo ela, é uma tecnologia inovadora produzida no Brasil pelo Laboratório Biomanguinhos, da Fundação Osvaldo Cruz.

 

A farmacêutica explicou que a principal diferença entre os biofármacos e os medicamentos convencionais é a origem, já que o primeiro, como o próprio nome diz (BIO), vem de origem biológica, obtido a partir de um organismo vivo. No caso dos medicamentos convencionais, a elaboração é feita a partir de síntese (química).

 

Confira outras edições do Falando Francamente aqui

 

Os biofármacos já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, eles ainda são muito caros porque exigem um alto investimento tecnológico. Mas a expectativa é que os custos sejam reduzidos. A perspectiva é possam ser usados para doenças autoimunes, como a atrite reumatóide juvenil e o câncer.

 

Confira a íntegra da entrevista no player acima e saiba mais sobre o assunto.

 

Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15h às 16h, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Criado em 14/05/2015 - 10:45 e atualizado em 14/05/2015 - 08:56