Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba como usar corretamente as plantas medicinais

Farmacêutica alerta que é preciso conhecer bem as plantas para usá-las

Em entrevista ao programa Falando Francamente, a farmacêutica Isanete Biesck fala sobre os cuidados que se deve ter na identificação, cultivo, coleta, preparo e uso de plantas medicinais.

 

De acordo com a farmacêutica, que também é professora de fitoterapia, da Unic - Universidade de Cuiabá (MT), é preciso conhecer bem as plantas para usá-las com segurança. O primeiro cuidado que se deve ter, segundo ela, é na identificação.Isto porque muitas plantas são muito parecidas e confundem quem não as conhece perfeitamente, alerta. Isanete Biesck cita como o exemplo a erva cidreira, que pode ser confundida com o capim citronela.

 

“Se elas são de origem duvidosa, como de ambulantes, não compre”, alerta a farmacêutica ao ressaltar a importância de adquira plantas medicinais em estabelecimentos regulamentados.

 

Outro perigo em usar a planta de forma errada, é não saber se há interação entre algumas delas, explica. A mistura, pode trazer problemas, como a anulação dos efeitos, alergias e irritações gástricas.

 

Durante a entrevista, a farmacêutica explica a diferença entre plantas medicinais e fitoterápicos. A planta é a espécie cultivada. O fitoterápico é o produto obtido da planta, que tenha efeito terapêutico. Isanete Biesck lembra que é preciso buscar orientação com médicos e farmacêuticos, porque eles podem prescrever o fitoterápico, identificar corretamente as plantas, ensinar o preparo correto para cada uma, com a dosagem certa, qual parte da planta utilizar, e tudo o que é preciso para que a planta faça o efeito correto.

 

Segundo a farmacêutica, o SUS - Sistema Único de Saúde tem o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, mas ainda há poucos os municípios no Brasil que têm implantado o programa. Por isso, é preciso que a população cobrem que o médico prescreva o fitoterápico, diz.

 

Tudo isso e muito mais você ouve na entrevista com a farmacêutica e professora de fitoterapia Isanete Biesck.

 

Falando Francamente vai ao ar, na Rádio Nacional da Amazônia, de segunda a sexta, das 15 às 16 horas, com apresentação de Artemisa Azevedo.



Cerrado é rico em plantas medicinais e nutritivas

Conheça o poder de cura das plantas medicinais

Criado em 29/06/2015 - 10:17 e atualizado em 29/06/2015 - 08:41