O Forças do Brasil desta semana fala sobre o lançamento da pedra fundamental do reator multipropósito brasileiro no Centro Tecnológico da Marinha, na cidade de Anamar, no estado de São Paulo. A ocasião também marcou o início dos testes de integração dos turbos geradores do Labgene, que é o laboratório onde será testado o funcionamento do motor que movimentará primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear.
"Este é sem dúvida um momento que traz justificado orgulho a todos os brasileiros. Os dois belíssimos projetos que ora celebramos, o reator multipropósito e o Labgene elevam nosso patamar em ciência e tecnologia e promovem, na verdade, o desenvolvimento do Brasil.", ressalta Temer.
O programa também destaca as duas primeiras mulheres nas forças armadas brasileiras guerreiras de selva. Formadas pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), as sargentos Elisângela Ferreira Xavier e Lidiana Reinaldo Jiló da Costa superaram as três fases do curso de operações na selva do Exército Brasileiro.
O ritmo das instruções é intenso e tem o objeto de levar o aluno ao limite. As atividades do curso são realizadas na base de instrução às margens do lago do Puraquequara, área rural do município de Manaus. O local proporciona as condições ideais para esse tipo de treinamento.
"Eu sempre tive, desde o princípio, o apoio da minha família. Era um sonho para eles e tudo o que eu almejava mais no Exército Brasileiro eu sempre tive o apoio deles, a companhia deles. Para onde eu ia nesse Brasil, eles estavam comigo, me acompanhando, me fortalecendo... Porque não é fácil e foi muito bom pra mim, pra minha carreira.", destaca a sargento Elisângela.
Acompanhe ainda no Forças do Brasil a matéria sobre o exército operacional Tápio, que reuniu 700 militares da Força Aérea e mais de 20 esquadrões.
Ouça o programa na íntegra no player abaixo:
O Forças do Brasil vai ao ar às 6h no sábado e às 18h na segunda-feira, na Rádio Nacional do Alto Solimões, e às 8h no sábado e às 20h na segunda-feira, na Rádio Nacional da Amazônia.