Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Região Norte possui maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil

Um dos motivos para a alta taxa é a falta de acesso ao exame

A região Norte possui a maior taxa de incidência de câncer de colo do útero do Brasil. Diferente de todo o restante onde o câncer de pele não-melanoma é mais frequente, seguido pelo de mama. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), estimam que enquanto nas outras regiões a taxa de incidência, em média, é de 17 casos para cada 100 mil mulheres, na Região Norte, esse índice é de 24 casos para cada 100 mil mulheres. O câncer de colo uterino é causado pelo HPV, o papiloma vírus humano.

 

A gerente da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Rede do Inca, Beatriz Kneipp, explica que um dos motivos para o alto índice da doença na região é a falta de acesso ao exame preventivo. “É uma região com mais dificuldade de acesso, não ao serviço de saúde em si, mas até de deslocamento; nem todos têm um acesso direto a uma unidade de saúde. E não só ao exame, mas ao tratamento. Esse tratamento não está em todas as unidades de saúde, está em unidades com um pouco mais de especialidade”, avalia.

 

Na região Norte, o Amazonas tem a maior incidência de câncer de colo do útero no Brasil. A estimativa é de 35 casos para cada 100 mil mulheres. Na capital, Manaus, onde é feita a maioria dos atendimentos, o indicador é de 53 casos.

 

A coordenadora de Atenção Oncológica da Secretaria de Estado de Saúde, Marília Muniz,explica que o objetivo é descentralizar o atendimento às mulheres. “No interior do estado nós não temos prestadores do serviço ao Sistema Único de Saúde, ou seja, os laboratórios estão quase que totalmente funcionando em Manaus. Então, a intenção é descentralizar cada vez mais o acesso aos exames, elas terão acesso a esse serviço de referência, e se tiver algo mais grave, necessidade de tratamento terciário, elas serão encaminhadas para Manaus seu devido tratamento, de acordo com o diagnóstico de cada uma.”


 
Por outro lado, a região Norte possui a menor taxa de incidência de câncer de mama do país: a estimativa é de 21 casos a cada 100 mil mulheres. No Sul e no Sudeste, os números chegam a 71.Segundo a gerente da Divisão de Detecção Precoce e Apoio à Rede do Inca, o perfil das mulheres da região Norte pode ser a justificativa para o baixo índice deste tipo de câncer. “Uma possível explicação pra esse menor índice de câncer de mama pode ser a faixa etária: a população da região norte é uma população mais jovem. Pode também estar relacionado a hábitos mais saudáveis de alimentação, com menos uso de produtos industrializados, gorduras. Mas a principal hipótese é a de uma população mais jovem, que amamenta mais, também.”

 

As alterações das células que dão origem ao câncer do colo do útero são facilmente descobertas no exame preventivo: o papanicolau. Atualmente o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, gratuitamente, a vacinação contra o HPV para meninas de 11 a 14 anos de idade. A vacina é a medida mais eficaz para a prevenção da doença.

 

Confira este e outros destaques desta segunda-feira (9) do Jornal da Amazônia 1ª Edição:

- Fórum vai discutir o efeito das mudanças climáticas nas regiões de fronteiras.

- Está em funcionamento a primeira turbina da Usina Hidrelétrica Teles Pires, erguida na divisa do Mato Grosso com o Pará.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição é uma produção da equipe do radiojornalismo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 7h45, horário de Brasília.



Anvisa aprova medicamento para o câncer do colo de útero

Criado em 09/11/2015 - 16:55 e atualizado em 09/11/2015 - 14:45