Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Matogrossenses contestam seções para eleitores com deficiência

Instituições alegam isolamento do eleitor

Dia 04 de maio é o prazo final dado pela Justiça Eleitoral para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial. Mas no Mato Grosso, organizações sociais têm se mobilizado contra as seções diferenciadas. A presidente da Associação Mato Grossense de Deficiente, Mariley de Jesus, vê os locais exclusivos como uma forma de isolar a pessoa com deficiência."A gente gostaria que todos os lugares fossem acessíveis. Nós somos cidadãos como qualquer um temos direito de acessar as urnas assim como um cidadão qualquer”, exigiu.

 

Outro problema nas seções especiais seria a identificação de votos por nicho de eleitores. O coordenador jurídico da Corregedoria do TRE, Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso, Mauro Diogo, diz que o tribunal e a comunidade chegaram a um consenso de que compete ao estado garantir o acesso de todos aos locais de votação."Cada cartório procura cada local de votação faz uma verdadeira vistoria. Tem rampa de acesso, elevador. Havendo alguma deficiência, o cartório eleitoral oficia o diretor da escola para que o diretor faça os reparos. Lá em agosto nós verificamos se foram feitos os reparos. Damos mais uma oportunidade ainda para o estado ou a prefeitura faça estes reparos”, explicou.

 

Diogo afirma que caso os espaços não atendam aos requisitos necessários e não sejam corrigidos os problemas, o governo pode até mesmo responder por crime de responsabilidade.

 

Segundo dados do TRE Mato Grosso, foram recebidas pouco mais de quatro mil notificações de pessoas solicitando atendimento em local especial. O quantitativo é considerado pequeno pelo tribunal.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta quinta-feira(14):
- Novas tecnologias fortalecem agroindústria da banana no Vale do Juruá;
- Aumenta número de propriedades rurais no CAR.

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 14/04/2016 - 10:11 e atualizado em 14/04/2016 - 09:34