Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

FAB encontra helicóptero desaparecido no Amazonas

Até o momento não existem indícios de sobreviventes

A FAB, Força Aérea Brasileira, confirmou que os destroços localizados na tarde dessa terça-feira  (2) são do helicóptero desaparecido no interior do Amazonas. Até o momento não existem indícios de sobreviventes.

 

A aeronave foi encontrada no final do dia, a cerca de quarenta quilômetros a sudoeste de Tabatinga. Mas, em função das condições meteorológicas, não foi possível fazer o reconhecimento.

 

O tenente- coronel Marcos Vieira Santana, do Comando de Fronteira do Solimões - oitavo Batalhão de Infantaria de Selva, fala sobre as dificuldades encontradas durante as buscas de sessenta horas de voo.

"É uma área de cobertura vegetal. Uma área de selva. Que por si só é uma área de difícil progressão. Nós estamos vivenciando aqui um período de chuvas que causa o alagamento. E todas estas condições, elas dificultam bastante a progressões da tropa em terra. Então a progressão foi sempre lenta durante este período. E a própria logística da região. Nós estamos em uma região afastada do centro. Então a própria condição de infraestrutura local dificulta a busca".

 

Pelo ar, o coronel destaca que os principais obstáculos são a cobertura vegetal, que dificulta a visualização, e as mudanças climáticas que muitas vezes impedem a própria decolagem das aeronaves.

 

A área onde se encontra o helicóptero foi isolada e está sendo aguardada uma equipe do Sétimo Seripa, o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, que foi deslocada para iniciar as investigações sobre o acidente.

 

A aeronave pertence à empresa Moreto Táxi Aéreo e foi contratada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, para a remoção de pacientes da aldeia de Pentiaquinho, em Atalaia do Norte, para Tabatinga. Cinco pessoas estavam a bordo: o piloto, uma enfermeira e três moradoras da comunidade.

 

No Jornal da Amazônia 2ª edição desta quarta-feira (03) tem também informações sobre mais 4 municípios do Amazonas decretaram situação de emergência por causa de cheia de rios no estado. Com isso, sobe para 33 o número de cidades atingidas pelas enchentes. Passam a integrar a lista de emergência da Defesa Civil do Estado, as cidades de Codajás e Caapiranga, no Baixo Solimões; Borba, o primeiro município da calha do Madeira; e Itacoatiara, no Médio Amazonas. Nessa terça-feira, o Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil do Estado, repassou R$ 2,2 milhões a 8 municípios em Situação de Emergência por causa da enchente. Os recursos devem ser utilizados na logística de atendimento às famílias, ações de socorro e serviços emergenciais.

 

Jornal da Amazônia 2ª Edição é uma produção do Radiojornalismo EBC e vai ao ar de segunda a sexta, às 12h20, na Rádio Nacional da Amazônia e às 10h20 na Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local).



Criado em 03/06/2015 - 15:51 e atualizado em 03/06/2015 - 14:21