Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Linha divisória entre os estados de Rondônia e Mato Grosso vai mudar

Os novos marcos devem começar a valer a partir do ano que vem

O mapa de Rondônia vai ganhar uns quilômetros quadrados a mais. Segundo a tecnologista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Miriam Barbuda uma antiga interpretação da cartografia local acabou deixando para o Mato Grosso um pedaço de terra que deveria ser rondoniense. 

 

De acordo com Miriam Barbuda, a tecnologia utilizada em 1944 quando o estado de Rondônia foi criado provocou esse equivoco na interpretação. A nova delimitação terá uma extensão aproximada de 58 quilômetros, entre os municípios de Vilhena (RO) e Comodoro, no Mato Grosso. 

 

A região que vai sofrer a nova demarcação é hoje ocupada por produtores rurais. Muitos já são atendidos por Vilhena. O morador Ronildo do Nascimento acredita que os futuros habitantes do município vão poder cobrar por mais serviços.

 

O IBGE ainda não calculou quantos quilômetros serão computados para Rondônia, mas os novos marcos devem começar a valer a partir do ano que vem. Um levantamento do Instituto aponta que existem cerca de 38 áreas no Brasil com conflitos de delimitação 

 

O Jornal da Amazônia 2ª edição desta quarta-feira (9) traz ainda informação sobre a Operação Páscoa, iniciada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão realiza a 'Operação Páscoa'. Os principais alvos da ação serão os brinquedos que acompanham os ovos de chocolate. Os fiscais vão percorrer supermercados em São Luís, Balsas, Caxias, Santa Inês e Codó para observar se os brindes contêm o selo do Inmetro, de modo a garantir que o consumidor adquira itens de qualidade. Também será verificado se o peso do chocolate está de acordo com o descrito na embalagem. A ação é uma iniciativa do Inmetro e está sendo realizada em todo o território nacional, até o dia 11 deste mês.



Governo inicia ações para diminuir conflitos por terras em Rondônia

Criado em 09/03/2016 - 18:30 e atualizado em 09/03/2016 - 15:27