O candidato do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Rodrigo Rollemberg, foi eleito o novo governador do Distrito Federal. Rollemberg disputou o segundo turno com Jofran Frejat, do Partido da República (PR), que substituiu Arruda quando o ex-governador teve a candidatura barrada pela Justiça Eleitoral. Rollemberg teve 55,06% dos votos válidos contra 44,04% de Frejat.
Confira a cobertura completa da eleições 2014
Entenda a diferença entre voto nulo e branco
O resultado da eleição no DF foi o primeiro no país a ser divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por volta das 18 horas, Rollemberg concedeu entrevista para a imprensa na 206 Sul, onde acompanhava a apuração. Ele agradeceu a família, eleitores e lembrou de parentes e amigos já falecidos e que o inspiraram na trajetória política, como Jamil Haddad, Miguel Arraes e Eduardo Campos. O candidato eleito falou, também, sobre as primeiras ações como governador.
"Nossas primeiras medidas serão radicalizar na transparência. Nós vamos criar o Conselho de Transparência na primeira semana de governo, composto exclusivamente por entidades da sociedade civil", ressaltou ele.
Rollemberg assumiu a liderança das intenções de votos no primeiro turno após José Roberto Arruda desistir da candidatura por ter sido enquadrado na Lei da Ficha Limpa. No segundo turno, também se manteve à frente nas pesquisas. O governador eleito afirmou que vai combater a burocracia e a corrupção e que fará um governo com a participação popular.
O Jornal da Cidade 1ª Edição desta segunda-feira (27) também destaca:
- Com pouca representatividade na Câmara Legislativa, novo governador de Brasília pode enfrentar dificuldades para administrar a capital do país.
- Derrotado nas urnas, Jofran Frejart agradeceu o voto dos mais de seiscentos mil eleitores do DF.
- Pleito foi tranquilo no Distrito Federal, com menos de 2% das urnas eletrônicas substituídas por defeito.
- No quadro Concursos, dicas para a prova de raciocínio lógico da Polícia Federal.
O Jornal da Cidade 1ª Edição é uma produção do Radiojornalismo da EBC, e vai ao ar de segunda a sexta-feira, a partir das 7h45.