Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Memória Nacional relembra programas que trouxeram conhecimento para o Rádio

Alô Dona História, Grande Teatro e Alvarenga e Ranchinho são os nossos destaques desta semana

Memória Nacional

No AR em 14/01/2024 - 22:00

Nosso passeio pela história nas ondas do rádio. A jornada tem sua primeira escala, dessa vez, na Renascença. Vamos conhecer um pouco da trajetória de Michelangelo, pintor, escultor, arquiteto, gênio. Recriado para uma conversa com Paulo Gracindo em um dos programas mais criativos da Rádio Nacional, na década de 50. Alô, Dona História!

O segundo ato de nosso programa nos leva para a França, no século dezoito. Cenário de uma trama escrita pelo abade Prévost e eternizada nos palcos por Giácomo Puccini. Revivida na Rádio Nacional por um marco da radiodramaturgia em nosso país. Romance, ópera, filme. No Brasil, peça no rádio. Grande Teatro, que foi ao ar de 1955 a 1967, encena a sedutora Manon Lescaut.

Desde a origem na década de 20, sob a liderança de Roquette Pinto, o Rádio no Brasil combinou erudição, academia, e folclore. Primeira audiência de massa nos meios eletrônicos do Brasil, a nacional seguiu essa regra. Um bom exemplo do peso da cultura popular, do jeito matuto do sertão brasileiro, fez sucesso em um Brasil cada dia mais urbano. Dupla caipira raiz, ao tempo em que o canto dividia a cena com causos e trocas, um exemplo desse apelo interiorano ocupou o Horário de Humor, antes do PRK-30 e do Balança Mas Mão Cai. Pro riso d'ocês tudo...Alvarenga e Ranchinho!

Criado em 23/01/2024 - 09:52

Mais do programa