Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fernando Pessoa e seus heterônimos estão no Memória Rádio MEC desta semana

Três séries e um programa especial com análises críticas e leituras de poemas de Fernando Pessoa nessa edição do Memória Rádio MEC

Memória Rádio MEC

No AR em 14/06/2018 - 23:00

O Memória Rádio MEC desta semana traz uma edição com destaque para os programas e séries que focalizaram a vida e a obra de Fernando Pessoa.

O programa traz trechos de três séries - "Cena poética", "Poesia do princípio ao fim", "Literatura Portuguesa". Também foi selecionada uma parte de um programa especial, produzido em 1985, por ocasião dos 50 anos de morte do poeta.

Ouça no player acima.

Programas, temas e textos em ordem de aparição nesta edição:

"Cena Poética"(2012): Leituras de poemas transmitidos ao longo da programação. Produção do Núcleo de Radiodramaturgia EBC. O ator Luiz Otávio Moraes lê trecho do poema "O guardador de Rebanhos", de Fernando Pessoa, assinado pelo heterônimo Alberto Caeiro.

"Poesia do princípio ao fim" (1979): Produção de Nísia Nóbrega. A professora Lucy Ruas é a convidada da série que trata de Fernando Pessoa e seus heterônimos. Lucy comenta e lê dois poemas: um assinado por Alberto Caeiro, "Ontem à tarde", e outro por Ricardo Reis, "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio".

"Literatura Portuguesa" (1982): Cleonice Berardinelli fala de "Mensagem", único livro de poemas portugueses publicado em vida por Fernando Pessoa. A professora comenta a obra e lê "Prece".

"Projeto Fernando Pessoa 85" (1985): Programa especial sobre o poeta, com leituras de diversos de seus poemas, produzido por ocasião dos 50 anos de sua morte. Realização do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e da FUNTEVÊ, Apresentação de Anita Taranto e Paulo Siqueira; produção de Lúcia Helena Vinhas Ramos; interpretação de poemas e supervisão Pedro Paulo Colin Gil; composição musical earranjos Alberto Chicayban; direção geral do professor Idilberto Cavalcante de Albuquerque. Poemas: "Navegar é Preciso"; "Dizem que Finjo ou Minto"; "Aconteceu-me do alto do infinito"; "De quem é o olhar". O programa traz também o poema "Autopsicografia musicado".

Memória Rádio Mec vai ao ar na MEC AM às terça-feiras e quintas-feiras, às 23h, e no sábado às 23h30. Pela MEC FM, o programa vai ao ar à meia-noite de quarta-feira e de sexta-feira.

 

Tags:  Fernando Pessoa

Mais do programa