Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Contistas e contos estão no Memória Rádio MEC

Caio Fernando Abreu, Artur Azevedo e Humberto de Campos em tês séries diferentes

Memória Rádio MEC

No AR em 02/08/2018 - 23:00

O Memória Rádio MEC desta semana mostra trechos de três séries que se dedicaram a apresentar escritores brasileiros que tinham nos contos um de seus principais gêneros literários: Contistas Brasileiros, da década de 1980; Um conto, um autor, uma época, de 1970 ; e Contos no Rádio, produção mais recente, dos anos 2010.

A série Contistas brasileiros foi produzida por Maurício Salles Vasconcelos, em 1981, promovendo entrevistas com autores como João Gilberto Noll e Tânia Faillace. Na edição selecionada para o Memória Rádio Mec ouviremos um trecho da entrevista com Caio Fernando Abreu.

A série Um conto, um autor , um época, foi produzida por Ana Lígia Freschi e Maria Dias Oliveira; com 17 edições, apresentou escritores escolhidos por outros escritores. Um escritor contemporâneo escolhia um autor de sua preferência e uma obra desse autor para ser radiofonizada. O programa abordava vida e obra desse autor, contextualizadas a partir de um retrato da época e da cidade onde ele escreveu. O conto escolhido era dramatizado. No final do programa, o autor contemporâneo explicava a escolha do escritor e do conto focalizados na edição. Ouviremos trechos de uma edição dedicada a Artur Azevedo e a dramatização do conto O Velho Lima.

A série Contos no Rádio foi produzida pelo Núcleo de radiodramaturgia EBC, que esteve em atividade entre os anos 2011 e 2016. Radiofonizando e adaptando obras inéditas e clássicas, o Núcleo promoveu um dos raros programas da atualidade dedicados à radiodramaturgia. Com roteiro, direção e atuação impecáveis, os programas ainda contavam com uma sonoplastia criativa e inovadora. E edição que ouviremos traz a íntegra do conto A obra prima, de Humberto de Campos.

Memória Rádio MEC vai ao ar na MEC AM às quintas-feiras às 23h. Pela MEC FM, o programa vai ao ar à meia-noite de quinta para sexta-feira.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 31/07/2018 - 13:19 - Episódio Contos

Mais do programa