Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça Ella Fitzgerald no Momento de Jazz desta segunda

Segundo Nelson Tolipan, muitos músicos que acompanhavam a cantora

No Momento de Jazz desta segunda-feira (02), Tolipan seleciona músicas do CD “Ella Swings Brightly with Nelson”.

 

Em 2014, o Momento de Jazz apresentou um programa com Ella Fitzgerald acompanhada pela orquestra de Nelson Riddle. E agora Tolipan traz outras gravações deste premiado álbum de dois grandes talentos. Segundo ele, muitos músicos das orquestras que acompanhavam a chamada primeira-dama da música popular norte-americana afinavam seus instrumentos pela sua voz. A afinadíssima Ella era muito versátil, fazia muitas imitações e também gravou música brasileira.

 

Fala-se muito sobre a glória de Fitzgerald, o que não se ouve muito é sobre o começo de sua vida que foi muito difícil. Aos 14 anos, quando sua mãe faleceu ela teve dificuldades na escola e problemas com a polícia, passando assim por um reformatório. Sofreu com experiências como palmatórias e deu um jeito de sair dali. Assim, aos 15 anos teve que se virar sozinha durante a Grande Depressão. Experiências como essas a fortaleceram e influenciaram em suas performances ao cantar. Em 1934, Ella decidiu participar de um show de calouros que acontecia no Apollo Theater. Pretendia se candidatar para dançarina, mas, para a nossa sorte, ao ver uma participante se destacar na dança decidiu competir no canto.

 

Na seleção musical: “I Hear Music”, “Love Me or Leave Me”, “Don´t Be That Way”, “When Your Lover Has Gone”, “What Am I Here For?”, “I Only Have Eyes For You”, “Pick Yourself Up”, “Somebody Loves Me”, “I Won´t Dance”, “The Gentleman Is A Dope”, “Mean to Me”, “Georgia On My Mind” e “Body And Soul”.

 

Este programa é uma reapresentação e foi ao ar no dia 16 de outubro de 2015.

 

Clique no player abaixo para ouvir a MEC FM ao vivo.

Momento de Jazz vai ao ar às segundas, quartas e sextas, às 23h, na MEC FM Rio, agora em nova frequência 99,3MHz. Confira o programa também às segundas, quartas e sextas, às 22h, na MEC AM Rio e aos domingos na Nacional FM de Brasília, às 19h.



Criado em 31/12/2016 - 17:49 e atualizado em 31/12/2016 - 15:50

Mais do programa