Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Momento Três homenageia mulheres no seu dia

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, lembra-nos das lutas e conquistas femininas

Momento Três

No AR em 07/03/2018 - 15:45

Momento Três comemora o Dia Internacional da Mulher. O 8 de março é lembrado ao redor do mundo como uma data para se refletir sobre as lutas e conquistas de gerações de mulheres. Também é uma data para reafirmar as lutas atuais pelos direitos sociais, adoção de políticas públicas inclusivas e pela ampliação da participação política das mulheres. 

O Dia da Mulher foi celebrado pela primeira vez em 1909, nos Estados Unidos, mas ainda não no mês de março. Marcava o movimento das mulheres, especialmente da indústria têxtil, que lutavam por redução da jornada de trabalho exaustiva e condições mínimas nas fábricas. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, foi aprovada a resolução para a criação de uma data dedicada às lutas femininas. 

Em 8 de março de 1921, a data passou a ser lembrada anualmente em todo o mundo, sempre com protestos por mais qualidade de vida. Em 1977, a data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Mulher


No Brasil, o movimento pelos direitos femininos surgiu com os grupos anarquistas no início do Século XX e ganhou força com as sufragistas, nos anos 1920 e 1930. A primeira grande vitória foi o direito ao voto, em 1932, na Constituição da Era Vargas.

De lá pra cá foram muitas as lutas e conquistas para a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, na política e na vida social brasileira. A Constituição de 1988, conhecida como "Constituição Cidadã", trouxe dispositivos visando garantir uma maior igualdade entre homens e mulheres, luta que persiste até a atualidade. 

Ouça o programa especial sobre o Dia Internacional da Mulher no player abaixo. 


Momento Três é um programa da Rádio Nacional FM Brasília e vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h, 16h e 21h.

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 07/03/2018 - 15:56

Mais do programa