Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

150 anos de Euclides da Cunha: confira homenagem ao autor de "Os Sertões"

Momento Três desta quarta-feira (20) traz múcicas que seriam trilhas

Foi em 1902 que o jornal O Estado de São Paulo publicou pela primeira vez a frase: “O sertanejo é antes de tudo um forte”. Mais que uma frase, uma constatação que Euclides da Cunha fez em uma série de reportagens nos sertões nordestinos. Reportagens que no mesmo ano se transformaram em um dos clássicos da literatura brasileira: Os Sertões.

 

Nesta quarta-feira, 20 de janeiro, há 150 anos, nascia Euclides da Cunha. Um homem a frente do seu tempo que além de escritor foi jornalista, sociólogo, geógrafo e engenheiro.

 

A vida trágica virou livro e rende ainda muita especulação. Euclides da Cunha morreu aos 43 anos depois de tentar matar Dilermando, o amante da mulher, Ana de Assis. Tragédia que ainda continuou com a morte do próprio filho, anos depois pelo mesmo Dilermando. Vida e ficção que se misturam.

 

Aqui buscamos músicas que seriam trilhas perfeitas para Os Sertões, como Lamento Sertanejo, de Gil e Dominguinhos; Carcará, de João do Vale, na voz de Maria Bethânia e Ouricuri, com Clara Nunes. Ouça as músicas no player acima.

 

No rádio, esta edição vai ao ar às 10h e às 22h, desta terça-feira (19), mas você já pode conferir o programa por aqui.

 

O Momento Três vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 10h e às 22h, na Rádio Nacional FM Brasília. O programa também pode ter uma segunda edição às 14h durante a semana, ou ainda, entrar na programação aos sábados e domingos, sempre que um evento importante estiver em foco. O Momento Três tem produção e edição de Heloisa Fernandes e a apresentação de Fátima Melo.



Elis Regina: ouça três músicas na voz da cantora, que nos deixava há 34 anos

35 anos de saudade de Rubem Braga; lembre o cronista na voz de artistas da MPB

Criado em 19/01/2016 - 17:10 e atualizado em 20/01/2016 - 10:17

Mais do programa