Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Compositor Leopoldo Miguez é o destaque do Música e Músicos do Brasil deste domingo

Programa traz a vida e obra do compositor Leopoldo Miguez, um dos maiores nomes do Romantismo Musical Brasileiro.

Música e Músicos do Brasil

No AR em 14/10/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (14) irá destacar a vida e obra do compositor Leopoldo Miguéz, um dos maiores nomes do Romantismo Musical Brasileiro. 

Filho de mãe brasileira e pai espanhol, Leopoldo Miguéz nasceu no dia 9 de setembro de 1850, em Niterói, no Rio de Janeiro, mas foi morar na Europa com apenas 2 anos de idade. Após ficar até os sete anos de idade na cidade de Vigo, na Espanha, ele se muda para Porto, em Portugal, onde inicia os seus estudos no violino com o professor Nicolau Medina Ribas. 

Aos 17 anos, Leopoldo Miguéz escreve a sua primeira obra significativa, um Noturno para piano. Porém, mesmo demonstrando grande aptidão para a música, ele foi obrigado a trabalhar no comércio para ajudar a família, e permaneceu no ramo por um bom tempo.  

Em 1870, Miguéz retorna com a família ao Brasil e se emprega como guarda-livros na Casa Dantas ao mesmo tempo em que participa como violinista da Orquestra Filarmônica Fluminense. Confira mais da vida e obra de Leopoldo Miguez no Música e Músicos do Brasil, domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Tags:  Leopoldo Miguez

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 11/10/2018 - 17:10 - Episódio Música e Músicos do Brasil 14/10/2018

Mais do programa