Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Magda Tagliaferro é a homenageada no Música e Músicos do Brasil deste domingo

Nesta série sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos, conheça a vida e carreira de Magda Tagliaferro

Música e Músicos do Brasil

No AR em 09/12/2018 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (09) traz mais um importante nome da música brasileira na série sobre os melhores intérpretes brasileiros de todos os tempos. Esta nova série que tem como objetivo apresentar os maiores nomes da música vocal e instrumental de nosso país. E como não é tão simples escolher quem ocupa essa célebre lista, passamos essa difícil tarefa para os próprios músicos. Já tivemos os votos de Luís Carlos Barbieri, Maria Teresa Madeira, Harry Crowl e Ricardo Santoro. E nesta edição, a pianista Karin Fernandes deixou o seu voto em Magda Tagliaferro.

Magdalena Maria Yvonne Tagliaferro ou simplesmente Magda Tagliaferro nasceu em Petrópolis em 19 de janeiro de 1893 e morreu no Rio de Janeiro, em 9 de setembro de 1986, aos 93 anos. Ela iniciou os seus estudos com seu pai, que era professor de canto e piano, no Conservatório de São Paulo, e fez sua primeira apresentação pública aos nove anos de idade.

Seguindo o conselho do violoncelista Pablo Casals, que ficou impressionado com o seu talento, a jovem Magda Tagliaferro muda-se para Paris a fim de seguir os seus estudos musicais. Ela estudou no Conservatório de Paris, na classe Antoine Marmontel e com apenas 13 anos ganhou o primeiro prêmio desta instituição. Aos 15 anos, a prodígio inicia uma brilhante e duradoura carreira em concertos, se apresentando com grandes maestros, como Wilhelm Furtwängler, Ernest Ansermet, Charles Munch e Paul Paray.

Magda Tagliaferro é considerada um dos maiores nomes do piano do século XX. Ganhadora de inúmeros prêmios e condecorações nacionais e internacionais, ela tornou-se referência na prática interpretativa e inseriu uma nova concepção de sonoridade “feminina” ao piano, formando uma verdadeira escola que inspirou (e inspira) pianistas de várias gerações.

O trabalho de Magda Tagliaferro, porém, não se limitou aos palcos. Seguindo a filosofia de que “não há gênio no mundo que resista à falta de estudo”, ela também foi muito importante na área pedagógica. Com uma técnica de ensino bem particular, a artista deu aulas em Paris, Estados Unidos, São Paulo e Rio de Janeiro. Ela criou a Escola e a Fundação Magda Tagliaferro, e foi responsável pela criação da chamada aula pública ou masterclasses, que visa a educação de alunos e à formação de plateia.

Magda Tagliaferro ficou mundialmente famosa por suas interpretações de Chopin, Schumman, Debussy, Fauré e Villa-Lobos. E o Música e Músicos do Brasil traz alguma de suas principais gravações. O programa vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

Ouça no player abaixo:

Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

 

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Criado em 07/12/2018 - 10:39 - Episódio Música e Músicos do Brasil 09-12-18

Mais do programa