Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Heitor Villa-Lobos é o destaque no Música e Músicos do Brasil deste domingo

O programa traz dois álbuns recém-lançados e dedicados ao compositor, são eles: "Villa-Lobos: Choral Transcriptions" e "Villa-Lobos Trios"

Música e Músicos do Brasil

No AR em 07/03/2021 - 19:00

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (7), em homenagem ao Dia da Música Clássica e ao aniversário de Heitor Villa-Lobos (comemorado no último dia 5 de março), apresenta dois álbuns recém-lançados dedicados ao compositor, são eles: "Villa-Lobos: Choral Transcriptions" e "Villa-Lobos Trios". 

Com uma produção tão intensa e numerosa, Villa-Lobos compôs para quase todos os estilos e formatos musicais, e suas obras são constantemente interpretadas por importantes artistas nacionais e internacionais. Ele reformulou o conceito brasileiro de nacionalismo musical, e tornou-se seu maior representante, fazendo a música brasileira ser reconhecida em todo mundo. A importância de Villa-Lobos para a música de concerto no nosso país é tão grande, que em 2009 foi instituído o dia 5 de março (data de seu aniversário) como o Dia Nacional da Música Clássica. 

Uma das contribuições mais marcantes de Villa-Lobos para a música brasileira foi o seu ambicioso projeto do Canto Orfeônico, que propôs uma reforma na educação musical nas escolas públicas do Brasil, através da prática coral. Para este projeto, Villa-Lobos fez inúmeras transcrições de peças para piano de Bach, Schumann, Schubert, Rachmaninov, Massenet, Beethoven, entre vários outros renomados compositores. 

E algumas dessas verdadeiras relíquias foram gravadas recentemente pelo Coro da Osesp, com regência da maestrina italiana Valentina Peleggi. Após quase dois anos de pesquisas e preparação das partituras, esse disco histórico - que é o sexto volume da coleção “Música do Brasil”, do selo Naxos - apresenta as primeiras gravações mundiais destas transcrições, e mostram uma nova faceta da produção artística de Villa-Lobos.

E ainda no programa, conheça um pouco do álbum “Villa-Lobos: Trios”, que foi lançado em janeiro de 2021 e gravado por ninguém menos do que o violoncelista Antonio Meneses, o violinista Claudio Cruz, o violista Gabriel Marin e o pianista Ricardo Castro. Com esse “time dos sonhos” (como vem sendo chamado), não é de se espantar que este álbum duplo, mesmo lançado há tão pouco tempo, já vem recebendo diversos elogios da crítica especializada. O CD traz quatro trios escritos por Villa-Lobos entre 1911 e 1945, o que abrange boa parte das suas fases composicionais e demonstra um pouco do processo de amadurecimento musical do compositor.

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

 

Criado em 07/03/2021 - 08:00

Mais do programa