Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Homenagem a André da Silva Gomes, no Música e Músicos do Brasil

No programa, ouça algumas de suas principais obras, com destaque para a Missa a cinco vozes

Música e Músicos do Brasil

No AR em 25/11/2022 - 16:17

O Música e Músicos do Brasil deste domingo (27) dá início às comemorações pelos 270 anos de nascimento de André da Silva Gomes, uma das personalidades de maior importância do barroco brasileiro. 

Segundo as principais pesquisas, André da Silva Gomes nasceu em Lisboa (Portugal), em 30 de novembro de 1752, mas o seu registro só ocorreu duas semanas depois, em 15 de dezembro. Por este motivo, é bastante comum as duas datas serem utilizadas para celebrar o nascimento do compositor, que, em 2022, completa 270 anos. André mudou-se para o Brasil em 1774, com um pouco mais de 20 anos, para assumir o cargo de Mestre de Capela da Igreja da Sé da Cidade de São Paulo. Tido como um músico dinâmico e um fértil criador, assim que assumiu o seu cargo logo tratou de reorganizar o Coro da Capela e compor peças para solenidades religiosas. Mesmo com a escassez de recursos que a cidade de São Paulo possuía na época, André da Silva Gomes chegou a dirigir uma escola gratuita de música e organizar uma orquestra.

Em 1789, com 37 anos, André da Silva Gomes ingressou na carreira militar no Primeiro Regimento da Infantaria Miliciana, dirigindo a corporação musical, e chegou a conquistar a patente de tenente-coronel. Em 1797, foi contratado para o magistério e, com a chegada de Dom Pedro a São Paulo, em 1822, regeu um “Te Deum” de sua autoria em homenagem ao futuro imperador. A importância de André da Silva Gomes era tamanha que, no dia 7 de setembro, quando foi proclamada a Independência do Brasil, ele foi o principal encarregado das solenidades. 

O Música e Músicos do Brasil vai ao ar neste domingo, às 19h, na Rádio MEC.

Criado em 25/11/2022 - 16:17

Mais do programa