Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Na Trilha da História relembra a vida de Maria Antonieta

Na semana dos 230 anos da Revolução Francesa, o historiador Renato Drummond Neto detalha a vida da rainha que perdeu a cabeça na guilhotina

Na Trilha da História

No AR em 16/07/2019 - 10:11

O Na Trilha da História desta semana destaca a personalidade, a trajetória e o triste fim da rainha francesa Maria Antonieta, condenada à morte em meio aos desdobramentos da Revolução Francesa. O entrevistado deste episódio é o historiador Renato Drummond Neto, autor do livro e do site Rainhas Trágicas. Neste domingo, dia 14 de julho, completaram-se 230 anos da tomada da prisão da Bastilha.

Historiador Renato Drummond Neto, autor do livro "Rainhas Trágicas"

 

A arquiduquesa austríaca Maria Antonieta casou-se em 1770, aos 15 anos de idade, com o delfim da França, o futuro rei Luís XVI. Ao chegar ao Palácio de Versalhes, encontrou uma corte hostil e alimentada por escândalos e fofocas. A Revolução Francesa, que derrubou a monarquia absolutista, estourou as ruas de Paris em 14 de julho de 1789, com a tomada da bastilha, a grande prisão da cidade. Quatro anos depois, Maria Antonieta teve um fim trágico: o rei e a rainha perderam a cabeça na guilhotina em praça pública.

 

Retrato de Maria Antonieta por Élisabeth Vigée-Lebrun, 1783

 

Trilha Sonora

As músicas deste episódio estão incluídas na trilha sonora do filme “Maria Antonieta”, de 2007, dirigido por Sofia Coppola. O longa metragem retrata os traços mais juvenis da personalidade da rainha francesa e traz músicas com uma pegada bem jovem. Confira a lista: “Hong Kong Garden” (Siouxsie the Banshees); “Natural’s not in it” (Gang of four); “I want Candy” (Bow Wow Wow); “In Between days” (The Cure); What Ever Happend (Strokes); e “Aphrodisiac” (Bow Wow Wow).

 

Confira os horários do programa:

Sábado, 11h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz, com reprise na quinta-feira, às 22h;

Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 kHz; com reprise no domingo, às 11h;

Sábado, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130kHz;

Sábado, 18h: Rádio MEC do Rio 800kHz, com reprise no domingo, às 7h;

Sábado, 13h (horário de Brasília): Rádio Nacional da Amazônia 11.780kHz e 6.180kHz em rede com a Rádio Nacional do Alto Solimões AM 670 kHz, FM 96,1 MHz, com reprise no domingo, às 6h.

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

Os áudios do Na Trilha da História podem ser disponibilizados para retransmissão, sem fins comerciais, por meio da licença Creative Commons CC BY-NC-ND. Esta licença permite que os programas sejam retransmitidos desde que não sejam editados e mantenham o crédito da Rádio Nacional e da Rádio MEC - Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em caso de interesse, basta enviar um e-mail para culturaearte@ebc.com.br.

 

Criado em 16/07/2019 - 10:24 - Episódio Na Trilha da História - Maria Antonieta

Mais do programa