Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Historiador relembra participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

O historiador militar Carlos Daróz rememora o ano de 1917, quando os

O ano de 2017 marca o centenário da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, conflito que colocou países como a Inglaterra e a França contra a Alemanha. Para relembrar o contexto político da época, o Na Trilha da História convidou o historiador militar Carlos Daróz, autor do livro O Brasil na Primeira Guerra Mundial - a longa travessia.

 

O conflito foi iniciado na Europa em 1914 e se arrastou até 1918. O estopim foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando,  herdeiro do Império Austro-Húngaro. A "Grande Guerra" chegou ao Brasil pelo mar em 1917, quando submarinos alemães afundaram embarcações brasileiras. 

 

Trilha Sonora
Para este episódio, foram escolhidas músicas de bandas brasileiras de pop rock com letras relacionadas a guerras. Confira: "A canção do Senhor da Guerra" (Legião Urbana); "Segunda-feira Blues II" (Engenheiros do Hawaii); "Soldados" (Legião Urbana); "Nau à deriva" (Engenheiros do Hawaii) e "Carta aos Missionários" (Uns e outros).

 

Confira aqui os horários do programa completo
Sábado, 16h: Rádio Nacional FM Brasília 96,1 MHz
Sábado, 11h: Rádio Nacional AM Brasília 980 KHz
Sábado, 7h e Domingo, 6h: Rádio Nacional do Rio de Janeiro 1.130KHz
Sábado, 17h: Rádio MEC AM do Rio de Janeiro 800KHZ

 

O Na Trilha da História é apresentado pela jornalista Isabela Azevedo. Sugestões para o programa podem ser enviadas para culturaearte@ebc.com.br.

 
 


Mais do programa