Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pesquisadores investigam comportamento agressivo dos botos-cor-de-rosa com os seus filhotes

Especialista fala sobre a importância da preservação dessa espécie tão emblemática da região.

Nacional Jovem

No AR em 22/02/2022 - 14:05

O programa Nacional Jovem estreiou o quadro Natureza Jovem. O objetivo do quadro é trazer muitas dicas de como preservar o meio ambiente e do que podemos fazer no nosso dia a dia para ajudar o planeta. Além disso, pretende abordar temas como reciclagem, compostagem, projetos voluntários, preservação de espécies em extinção. 

Para a estreia do quadro convidamos a pesquisadora cientista brasileira membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza da Fundação Grupo Boticário e coordenadora do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia e do Projeto Boto, Dra. Vera Maria da Silva. Ela veio contar um pouco sobre uma pesquisa que busca respostas para infanticídio entre botos da Amazônia. 

Segundo a doutora, estudando os botos do Rio Amazonas (Inia geoffrensis) há quase quatro décadas, ela começou a observar nos últimos oito anos um comportamento incomum na espécie: o ataque de machos a filhotes, por vezes recém-nascidos.

A pesquisadora explica que entre mamíferos é comum que machos de algumas espécies, como leões, macacos-aranhas e golfinhos, matem os filhotes, principalmente quando não são de sua linhagem. Isso acontece como uma forma de garantir que apenas o seu DNA seja passado para as próximas gerações. Ademais, matar a prole faz com que a fêmea entre no cio mais rapidamente. Dessa forma, ela se torna fértil para a reprodução. Mas, não se sabe se é exatamente isso que está acontecendo. 

Saiba mais sobre a pesquisa ouvindo a entrevista na íntegra.  E saiba mais na matéria da Agência Brasil.

Criado em 22/02/2022 - 15:25

Mais do programa