Muitos jovens já se encontram em uma rotina frenética de estudos para os vestibulares, e um dos desafios mais frequentes é com relação as leituras obrigatórias cobradas em provas de português ou literatura sobre obras literárias de clássicos da Língua Portuguesa. Por isso para orientar e dar algumas dicas, o Nacional Jovem, nesta quarta-feira (22), convidou a professora de língua portuguesa do curso a distância GranOnline, Viviane Faria.
De acordo com a professora, além de uma gama de assuntos a serem estudados, é preciso que os alunos se dediquem ao entendimento dos principais clássicos da nossa literatura. Apesar disso, ela explica que, hoje, as faculdades não têm mais a tendência de fazerem listas bibliográficas das principais obras.
Viviane destaca que a maneira como se cobra, hoje, os conhecimentos dos livros mudaram: “a intenção é que o aluno tenha um conhecimento mais global, que ele saiba falar da obra a partir de um contexto histórico da época, tendo uma visão social e cultural e saiba relacionar com o mundo atual “, ressalta a entrevistada.
Outra questão levantada por Viviane, diz respeito aos estudantes que devem estar atentos com relação ao que é pedido dos autores pelas universidades, pois cada uma possui pontos e tendências diferentes a serem cobrados.
Ela destaca é que as instituições têm propensão de cobrar escritores da região. E orienta aos jovens que vão prestar vestibulares em outras cidades, que observem os vestibulares anteriores, com intuito de compreender as intenções das bancas examinadoras. Outra dica, é que os alunos prestem atenção nas explicações dos professores, pois eles sempre dão um direcionamento para os escritores mais pedidos.
Confira a íntegra da entrevista!!!!
O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta, às 14h (horário de Brasília), na Nacional da Amazônia, e às 12h (horário local) na Nacional do Alto Solimões. Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.