Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o concerto de estreia do Trio Levin-Baldini-Cesario

No programa, obras de Rachmaninoff e Brahms

Plateia

No AR em 15/07/2023 - 17:00

O programa Plateia deste sábado (15) traz a apresentação de estreia do recém-formado Trio Levin-Baldini-Cesario, que ocorreu em 26 de maio de 2023, na Sala Cecília Meireles no Rio de Janeiro. No programa, obras de Rachmaninoff e Brahms. 

O Trio Levin-Baldini-Cesario é composto por alguns dos músicos mais atuantes da atualidade, em especial aqui no Brasil e na América do Sul. Conhecido internacionalmente por sua versatilidade, o pianista norte-americano Ira Levin já conduziu mais de 1.200 apresentações e 95 óperas em todo o mundo. Ele atuou como regente titular e diretor artístico em importantes teatros brasileiros e foi regente convidado principal do Teatro Colón de Buenos Aires por 4 anos. 

Levin já esteve à frente de várias orquestras internacionais, como a New York City Opera, a Ópera de Leipzig e a Sinfônica de Berlin, e possui uma extensa discografia como pianista e regente, além de ter sido o primeiro vencedor do Concurso Nacional Chopin nos EUA em 1980. 

No violino, temos o italiano Emmanuele Baldini, atual Spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e regente titular da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Baldini venceu o seu primeiro concurso internacional com apenas 12 anos de idade, e desde então, já foi agraciado com importantes prêmios e reconhecimentos por sua excelência artística, incluindo o Prêmio de Melhor Instrumentista da APCA em 2017 e a Medalha Tarsila do Amaral em 2021, concedida pelo Governo do Estado de São Paulo.  Com uma discografia que conta com mais de 40 CDs, com obras italianas e brasileiras de música de câmara, além de peças virtuosísticas para violino solo, Emmanuele Baldini também já atuou em diversos cargos em importantes orquestras estrangeiras, como a Orquestra do Teatro Comunale de Bolonha, a Orquestra do Teatro Alla Scala, de Milão e a Orchestre de la Suisse Romande. 

E para fechar este recém-formado trio virtuosístico, temos o brasileiro Rafael Cesário. Com mestrado pela USP, o premiado violoncelista já foi aluno de nomes como Antonio Meneses, Peter Szabo, Dennis Parker e Sol Gabetta, além de ter obtido o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire départemental du Val de Biévre, em Paris. Como solista, Cesario se apresentou com diversas orquestras, participou de festivais e atualmente é membro do Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo e professor no Instituto Baccarelli. O músico também já lançou três discos nos últimos dois anos e atua como primeiro violoncelo convidado na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. 

O Plateia vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 15/07/2023 - 17:00

Mais do programa