Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jacob do Bandolim, um dos grandes expoentes da música instrumental brasileira

Criador do Conjunto Época de Ouro, Jacob é o Ídolo Nacional deste

Segundo o poeta e produtor musical Hermínio Bello de Carvalho, amigo do bandolinista "Jacob do Bandolim (1918 - 1969) era uma casa de varandas enormes, gramado espesso e muros altos que mal deixavam desvendar a pessoa que ali habitava”.

 

Jacob Pick Bittencourt ou Jacob do Bandolim é o artista homenageado no quadro Ídolo Nacional, do programa Rádio Memória deste domingo (6).

 

Ouça a música "Vibrações", de Jacob do Bandolim, clicando no player acima.

 

Ouça a Rádio Nacional ao vivo, clicando no player abaixo.

 

 

O Rádio Memória apresentará, segundo Gerdal dos Santos, "um dos gênios da música brasileira, reconhecido em todo o mundo, lembrando suas músicas, interpretações e sucessos". Jacob também fez parte do time de artistas contratados pela Rádio Nacional.

 

Segundo informações do Dicionário Cravo Albim da MPB, "finalmente, (Jacob) passou a integrar o elenco da Rádio Nacional que era a grande emissora da época, participando de vários programas dentre os quais "Disco de ouro",  onde não tocava, mas era produtor e apresentador que trazia ao público um raro repertório. Estava já exercendo uma de suas facetas musicais, a de pesquisador, dedicação que o levou a  incorporar a seu repertório obras desconhecidas de grandes chorões do passado". Jacob também teve um programa diário na Nacional, chamado "Jacob e seus Discos de Ouro".

 

O escritor Luiz Américo também escreveu sobre Jacob do Bandolim e o Conjunto Época de Ouro que, aliás, nos dias de hoje e há, aproximadamente, 10 anos, tem o programa Época de Ouro aqui na Rádio Nacional: "Consagrado como um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos teve no choro a sua expressão máxima, compondo peças imortais e produzindo excelentes discos. Um desses trabalhos veio a público com a gravação em 1967 do LP Vibrações em que o mestre bandolinista se fazia acompanhar do Conjunto Época de Ouro por ele criado e formado por Horondino José da Silva, o Dino, no violão de 7 cordas, Benedito César Ramos de Faria (pai de Paulinho da Viola) e Carlos Fernandes de Carvalho Leite, no violão de 6 cordas, Jonas Pereira da Silva, no cavaquinho, Gilberto D'Ávila, no pandeiro e Jorge José da Silva como ritmista. Juntos esse time de craques entraram nos estúdios da RCA Victor no Rio de Janeiro e realizaram as doze gravações apresentadas no disco como se estivessem espontaneamente demonstrando seu talento em uma animada roda de choro".

 

A obra de Jacob do Bandolim foi digitalizada: "Quando Jacob Pick Bittencourt faleceu, aos 51 anos, em 1969. A maior parte do seu fantástico acervo, com cerca de 10.000 itens, contendo arquivos sonoros, instrumentos musicais, fotos e manuscritos, foi entregue à guarda do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS/RJ). Entretanto, uma significativa parte desse acervo ficou de posse da família Bittencourt, tendo sido entregue, em 2002, à guarda do Instituto Jacob do Bandolim (IJB) e que, agora, devidamente digitalizado e catalogado, será doado ao MIS/RJ".

 

Veja Jacob!

 

O Rádio Memória é transmitido aos domingos, das 7h às 8h da manhã.



Criado em 04/09/2015 - 18:40 e atualizado em 04/09/2015 - 19:04

Mais do programa