Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ibama divulga relatório sobre tragédia ambiental em Mariana

Vistoria foi feita nos 102 quilômetros mais afetados pelo rompimento da barragem de Fundão

Repórter Nacional

No AR em 27/10/2017 - 09:45

Quase dois anos depois do maior desastre socioambiental do Brasil no setor de mineração, em Mariana, Minas Gerais, 20 dos 113 afluentes do Rio Doce ainda possuem rejeitos provenientes do rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, cujas controladoras são a Vale e a BHP.

 

Tragédia ambiental em Mariana

A informação é do relatório da nova fase da Operação Áugias, do  Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgado nesta quinta-feira (26). A equipe da operação faz vistorias periódicas na região, para acompanhar as ações de recuperação ambiental, que devem ser realizadas pela Fundação Renova, entidade financiada pela Samarco. A análise foi feita nos 102 quilômetros mais afetados.

Nesses 20 afluentes foi constatada a ausência ou deficiência de técnicas que impedissem a erosão. Outros 72 afluentes apresentam defeitos na execução de ações emergenciais de contenção, mas que podem ser solucionadas. Em 4 dos 113 pontos, o acesso não foi possível. Os dados foram coletados em agosto deste ano.

Em resposta ao relatório, a Fundação Renova informou que foram registrados avanços entre a terceira e a quarta fases da Operação Áugias, do Ibama, como o aumento de organismos aquáticos e de animais silvestres. O que indicaria o retorno da vida aos cursos d’água ligados ao Rio Doce. A fundação também apontou que as áreas onde não foram constatadas erosão subiram de 10% para 48%. Foi comunicado que a Renova começará neste ano a recuperação florestal das matas à margem dos rios e riachos. A conclusão do trabalho de recuperação ambiental na região atingida está prevista para 2020, portanto, cinco anos depois do desastre.

Ouça também nesta edição:

- Porte de arma de uso restrito, como metralhadora, passa a ser crime hediondo no Brasil

- Supremo intima Polícia Federal a enviar perguntas a Temer em inquérito sobre portos

- Gilmar Mendes e Barroso discutem e trocam ofensas durante julgamento no STF

- Leilão do Pré-Sal está previsto para esta sexta-feira (27): ativistas protestam e juiz manda suspender

Ouça íntegra do programa no player abaixo.

 

 

Criado em 27/10/2017 - 09:52

Mais do programa