Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

TRE do Amazonas mantém José Melo no cargo

Tribunal negou recurso que pedia o afastamento de governador acusado

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargadora Socorro Guedes, decidiu nessa segunda-feira(28) manter no cargo o governador do estado, José Melo, do Pros.

 

Ela negou recurso da Coligação "Renovação e Experiência"  que pedia o afastamento de Melo e a posse imediata de Eduardo Braga, do PMDB, e Rebecca Garcia, do PP, que ficaram em segundo lugar nas eleições de 2014.

 

José Melo e o vice-governador, Henrique Oliveira, do Solidariedade, tiveram os mandatos cassados em janeiro pelo TRE por participação em um esquema de compra de votos no pleito passado. A defesa deles ainda tentou questionar a sentença, por meio de embargos de declaração, mas o recurso foi negado por unanimidade pelo pleno do Tribunal. Os dois recorreram então ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  para tentar reverter a decisão.

 

Para a desembargadora Socorro Guedes, eles devem permanecer no cargo até o julgamento do TSE. “Houve o pedido de sua excelência o governador pedindo o efeito suspensivo e de outra parte houve o pedido do ministro Eduardo Braga pedindo a execução imediata do acórdão. Juntei os dois e decidi de forma única. Entendo que a alternância da chefia do poder executivo neste momento traz insegurança, intranquilidade e descontinuidade do serviço público. Nós não precisamos de mais crises, nosso povo precisa de paz”, argumentou a desembargadora.

 

Segundo o advogado do governador, Yuri Dantas, a decisão da presidenta do TRE traz mais tranquilidade para aguardar a sentença do TSE.

 

Eduardo Braga, que atualmente é ministro de Minas e Energia, e Rebecca Garcia, que é superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), ainda podem recorrer da decisão do TRE amazonense.

 

O advogado da coligação "Renovação e Experiência" em Manaus, Daniel Jacob Nogueira, não atendeu às ligações da reportagem. Outro advogado que atua em Brasília, Gustavo Severo, disse que não poderia dar entrevista no momento em que foi contactado.

 

Também são destaques do Jornal da Amazônia 1ª Edição desta terça-feira(29):
- Seis áreas portuárias vão a leilão no Pará;
- Prazo para quitar o IPTU com desconto em Macapá termina na quinta-feira(31)
- Artesãos vão receber capacitação no Acre

 

O Jornal da Amazônia 1ª Edição, vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 7h45, na Rádio Nacional da Amazônia, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação.



Criado em 29/03/2016 - 12:48 e atualizado em 29/03/2016 - 09:44