Iniciada na manhã desta quinta-feira (20), operação combate a exploração de venezuelanos em Roraima. A ação tem o objetivo de combater a exploração de estrangeiros que migram para o Brasil pelo município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.
O Ministério Público afirma que a situação de vulnerabilidade dos imigrantes tem gerado casos em desacordo com o Estatuto do Estrangeiro, além de irregularidades sanitárias, violação aos direitos trabalhistas e desrespeito às normas relativas ao direito do consumidor e à ordem tributária.
Ação do Ministério Público Estadual envolve ainda a Polícia Federal, Vigilância Sanitária Estadual e o Ministério do Trabalho e Emprego.
A Defesa Civil de Roraima estima que o número de venezuelanos que vieram ao estado varia de 25 a 30 mil pessoas, concentradas em Pacaraima e na capital, Boa Vista. A vinda dos estrangeiros é consequência da crise econômica vivida pelo país vizinho.
Alimentos e serviços básicos como saúde e educação fazem parte das principais demandas dos imigrantes.
Confira ainda, no Repórter Amazônia desta quinta-feira (21): Haitianos tem usado a mesma rota que chegaram para sair do Brasil pelo Acre; CPI que investiga obras da copa em Cuiabá, no Mato Grosso, quer a devolução de quase R$ 550 milhões. E mais: Festival de Música em Letícia, na Colômbia está com inscrições abertas.
O Repórter Amazônia é uma produção da Rede de Rádios Públicas da Amazônia e vai ao ar, de segunda a sexta-feira, às 18h30 pela Rádio Nacional da Amazônia.