Açaí, castanha do Brasil, óleos vegetais da Amazônia... Produtos sustentáveis que respeitam a biodiversidade, têm qualidade, mas que chegam pouco ao fim da cadeia: os consumidores. E é por isso que está sendo lançado o projeto “Mercados Verdes e Consumo Sustentável” pelo Ministério da Agricultura.
A ideia é conquistar o mercado para os produtos da sociobiodiversidade e da agroecologia e poupar as florestas, já que são produções sustentáveis; Além de gerar renda para as populações locais. A polpa do açaí da Amazônia, por exemplo, já é exportada para a União Europeia.
Segundo o Ministério, mais de 400 mil famílias na Amazônia vivem, atualmente, da floresta e, a partir dela, produzem alimentos, cosméticos, artesanatos, dentre outros produtos, que auxiliam na preservação do patrimônio cultural e natural dos territórios.
O projeto está previsto para quatro estados: Acre, Amazonas, Pará e Amapá: Neles, foram criadas câmaras de comercialização com treinamento de profissionais de assistência técnica. Todos os envolvidos na produção pensam em soluções para promover as iniciativas e apoiar a gestão nas cooperativas. Além disso, serão geradas parcerias com o setor empresarial e investidores interessados em oportunidades de negócios.
Na Amazônia, mais de 300 cooperativas e associações de pequenos produtores já foram mapeadas pelo projeto. Além disso, mais de 100 empresas potenciais em ser compradoras dessas produções também fazem parte do mapeamento.
Ouça o Repórter Nacional - Amazônia desta segunda -feira (8) 7h55: