Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Falta de material básico ameaça cirurgias em hospitais da rede pública

Segundo denúncia apresentada pelo Sindsaúde, os hospitais regionais de Sobradinho e de Ceilândia são os principais afetados pela carência

Repórter Nacional - Brasília

No AR em 17/08/2018 - 09:15

A falta de materiais básicos, como compressas de gazes, está ameaçando a realização de cirurgias em hospitais da rede pública do Distrito Federal. Segundo denúncia apresentada pelo Sindsaúde, Os hospitais regionais de Sobradinho e de Ceilândia são os principais afetados pela carência. 

A publicação na página do sindicato mostra fotos de telas do que seriam os sistemas usados pelas unidades hospitalares para solicitar materiais à Secretaria. Em uma das imagens, a resposta da pasta é de que o estoque do produto está zerado na farmácia central.

Outro problema apontado é a dificuldade de substituir o insumo no Hospital de Sobradinho por causa de desabastecimento geral na rede e problemas na autoclave, a máquina usada para esterilizar materiais do hospital.

Um outro print traz uma tabela com o estoque total disponível na rede: 999 pacotes de gaze. O consumo médio mensal deste material na rede pública é de 6.500 embalagens de gaze.

Pacientes e familiares usaram as redes sociais para reclamar do problema. A irmã de um homem internado há 40 dias no Hospital de Sobradinho relatou que ele aguarda uma traqueostomia, mas que o procedimento ainda não foi feito por falta de materiais.

Secretaria de Saúde do Distrito Federal negou que esteja faltando gaze nos hospitais públicos. De acordo com a pasta, a rede está abastecida com o material e uma nova compra já foi realizada. Ainda segundo a Secretaria, nenhuma cirurgia foi suspensa por falta de insumos básicos.

Ouça a íntegra no player abaixo:

Tags:  saúde gaze

Criado em 17/08/2018 - 09:24

Mais do programa