Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

CPI da Previdência afirma que não há déficit e problema é má gestão

Texto foi apresentado nesta segunda-feira (23), após seis meses de trabalho

Repórter Nacional

No AR em 23/10/2017 - 15:04

A CPI da Previdência apresentou, nesta segunda-feira (23), o relatório final. Segundo o texto de mais de 500 páginas, do senador Hélio José (PROS-DF), não há déficit na Previdência Social, pelo menos não da forma como foi propagada pelo governo. O parlamentar sustenta que existe manipulação de dados para forçar esse déficit.

O relatório ainda precisa ser aprovado pela maioria da comissão. Controlada por opositores, a CPI foi criada para analisar as receitas e os gastos da Previdência e com isso subsidiar o debate sobre a reforma do sistema.

Para o senador Hélio José, o problema da Previdência seria má gestão e que antes de se falar em déficit seria preciso corrigir distorções, como dívidas previdenciárias não cobradas, aumentar a fiscalização contra a sonegação, além de retirar do cálculo da seguridade social os gastos com a previdência dos servidores públicos.

Reforma da Previdência Social nos estados

Já o governo defende outra metodologia para calcular a Previdência, os gastos e as receitas, e argumenta que se a reforma enviada ao Congresso não for aprovada, a Previdência terá um rombo de mais de R$ 200 bilhões em 2018.

Outros destaques desta edição: - Câmara vota esta semana denúncia contra Termer e ministros; - Cerca de 100 mil empresas podem ter acesso ao Simples bloqueado; - Polícia toma depoimentos sobre ataque em escola de Goiânia; - Brasil vai ter que responder à OEA sobre a violência institucional nas favelas do RJ; - Espanha prepara intervenção na Catalunha para sábado.

Ouça íntegra do Repórter Nacional no player abaixo.

 

Criado em 23/10/2017 - 15:09

Mais do programa