Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Governo lança nova tabela de preço mínimo de frete

A partir de agora, o preço fixo do frete depende do número de eixos do caminhão

Repórter Nacional

No AR em 07/06/2018 - 11:00

Uma nova tabela de preço mínimo do frete para caminhão já está valendo, agora o preço fixo depende do número de eixos do caminhão.

Segundo o ministro dos transportes, Valter Casimiro, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) entendeu que a tabela divulgada em 30 de maio era confusa. Os cálculos do transporte das cargas não contemplavam todos os tipos de caminhões, uma vez que há veículos com até nove eixos.

Com isso, os preços vão mudar. De acordo com o ministro, o preço fixo será diluído entre os eixos diminuindo o custo do frete.

Nessa quarta-feira (7), representantes dos caminhoneiros se reuniram com o governo.

O presidente da Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA), Diumar Bueno, admitiu que podem ser feitos ajustes na tabela.

A tabela de preço mínimo do frete foi uma das reivindicações dos caminhoneiros durante a paralisação.

Em nota, a Associação Brasileira de Caminhoneiros (Abcam) disse que entende que o texto referente à tabela de frete é bastante objetivo, equilibrado e busca compensar a hipossuficiência do caminhoneiro na sua relação de negociação do frete com seus contratantes.

Também informa que os contratantes são, na grande maioria das vezes, empresas com elevado poder de barganha comercial e financeira que desejam impor um preço visivelmente insuficiente para cobrir os custos do transporte, tornando a vida do caminhoneiro indigna.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (7):


Confira também nesta edição:

- Planalto rebate acusações contra o presidente Michel Temer

- Leilão de quatro áreas do pré-sal está marcado para hoje

- STF decide que voto impresso é inconstitucional

Tags:  Frete Caminhão

Criado em 07/06/2018 - 11:05

Mais do programa