Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil apresenta queda na cobertura vacinal

Por outro lado, número de crianças vacinadas no mundo bateu recorde em 2017

Repórter Nacional

No AR em 19/07/2018 - 10:41

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) apresentaram os dados da vacinação de crianças no mundo. Em 2017, 123 milhões de crianças foram imunizadas em todo o planeta. Número recorde da série histórica, que começou em 2010. Como resultado, a cobertura do sarampo e da rubéola, por exemplo, cresceu de 35%, em 2010, para 52%, em 2017. Contudo, a entidade ressalta que 20 milhões de crianças ainda ficaram de fora das imunizações, número necessário para se ter uma cobertura vacinal desejável.

Já o Brasil, vem demonstrando uma queda nas imunizações a partir de 2015 e 2016. A vacina tríplice viral, contra o Sarampo, Caxumba e Rubéola, tinha cobertura próxima a 100% em 2014 e caiu para 85% no ano passado. A vacina contra a poliomielite, que tinha uma cobertura de mais de 95% do público-alvo, em 2015, caiu para 78% em 2017.

E a cobertura da vacina tríplice bacteriana, contra a difteria, tétano e coqueluche, que estava acima de 90% do público-alvo até 2015, caiu para 78% em 2017.

A Sociedade Brasileira de Imunizações acredita que a redução na cobertura vacinal tem relação com a sensação de baixo risco das pessoas em relação às doenças, já que muitas foram controladas. O vice-presidente da instituição, Renato Kfouri, alertou que as vacinas devem continuar.

O especialista argumenta que o Programa Nacional de Imunizações não sofreu cortes orçamentários que expliquem essa redução e que no país não existem grupos anti-vacinas organizados a ponto de pressionar a política de imunizações. Para o pediatra infectologia Renato Kfouri, o país precisa adotar novas estratégias de vacinação.

A chefe da área de saúde do Unicef, Cristina Albuquerque, lembra que a responsabilidade da imunização é dos municípios e opina que o país tem as condições necessárias para recuperar o nível de vacinação.

O Unicef recomendou, entre outras medidas, que o país sensibilize os gestores municipais para a necessidade, urgente, de melhorar a cobertura vacinal.

Em nota, o ministério da Saúde informa que as recomendações do Unicef estão em sintonia com as ações da pasta, como o aumento em 60% do valor dos recursos para campanhas publicitárias entre 2015 e 2017. A pasta diz ainda que acendeu o alerta vermelho em relação à poliomielite. Segundo dados do ministério, 312 municípios estão com a cobertura abaixo dos 50%.

No próximo mês, será realizada em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, no período de 6 a 31 de agosto. O ministério da Saúde informa que é necessário que todas as crianças compareçam aos postos de vacinação.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quinta-feira (19):

 

Confira outros destaques desta edição:

- Brasil já tem 677 casos confirmados de sarampo

- Justiça revê decisão de Moro e condena esposa de Eduardo Cunha

- TSE rejeita pedido para declarar Lula inelegível

Tags:  saúde vacina

Criado em 19/07/2018 - 10:48

Mais do programa