As mulheres são maioria entre os candidatos "nota mil" na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Segundo um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), das 55 redações que tiraram a nota máxima na prova, 42, ou seja, 76%, foram escritas por mulheres.
Na opinião da professora de redação Regiane Pedigone Segatini, esse resultado tem uma explicação: as meninas acabam se dedicando mais aos estudos.
Regiane foi a mentora de Aimée Utuni - a única estudante nota mil de Franca, São Paulo. Aimée conta que, para treinar, escrevia quatro redações por semana.
A maior parte dos estudantes com a nota máxima é da Região Sudeste, que concentrou 33 dos melhores textos – 14 eram do Rio de Janeiro e 14 de Minas Gerais. A Região Nordeste aparece em segundo lugar, com 14 textos nota mil. Em relação aos municípios, o Rio de Janeiro lidera com 5 redações, seguido por Fortaleza, com 4.
O Enem foi aplicado nos dias 4 e 11 de novembro a mais de 4,1 milhões de estudantes em todo o país. O tema da redação foi "Manipulação do Comportamento do Usuário pelo Controle de Dados na Internet".
Ouça o Repórter Nacional (7h30) desta quarta-feira (23):
Outros destaques desta edição:
- Bolsonaro promete em Davos desenvolvimento econômico com respeito à biodiversidade
- Na Venezuela, hoje é dia de manifestação da oposição contra Nicolas Maduro