Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Bombeiros tentam conter incêndio em reserva ambiental de Rondônia

Fogo já dura 15 dias e atingiu cerca de 1000 hectares

Repórter Nacional

No AR em 14/08/2019 - 08:40

Um incêndio de grandes proporções atinge há cerca de 15 dias a Reserva Ambiental Margarida Alves, localizada em Nova União, a 370 quilômetros de Porto Velho, em Rondônia. O fogo ultrapassou os limites da unidade e atinge pastagens vizinhas, colocando em risco a sobrevivência dos animais e comprometendo a saúde dos agricultores.

Os bombeiros trabalham para combater os focos de incêndio na reserva. Cerca de mil hectares já foram devastados. O major bombeiro Iranildo Andrade aponta a seca e práticas agrícolas da comunidade assentada como responsáveis pelo agravamento da situação.

O assentamento Margarida Alves é ligado ao MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e ocupa a área agricultável da reserva de mesmo nome. Claudinei dos Santos, da coordenação do MST em Rondônia, acusa invasores e madeireiros de serem os responsáveis pelo incêndio.

Decisão judicial de maio deste ano determinou a reintegração de posse de parte da área ocupada pelo Assentamento Margarida Alves em favor do Incra, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Os assentados são contrários à medida. Eles estão na área há cerca de 10 anos e afirmam que sofrem ameaças de grupos interessados na extração ilegal de madeira na região.

Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (14):

 

Outros destaques desta edição:

-  Câmara aprova texto-base da Medida Provisória da Liberdade Econômica e destaques serão votados hoje à tarde        

-  Senado deve concluir votação da reforma da Previdência em 2 de outubro

-  Lucro da Eletrobrás no primeiro semestre chega a quase 7 bilhões de reais         

Tags:  incêndio

Criado em 14/08/2019 - 08:56

Mais do programa